Livros gatos e literatura

Livros gatos e literatura

terça-feira, 28 de junho de 2016

ARGO - como a CIA e Hollywood realizaram o mais estranho resgate da história

Título: Argo
Autor: Antonio Mendez e Matt Baglio
Tradução: George Schlesinger
Páginas:254
Editora: Intrínseca

Teerã 1979

Reféns sob o comando de rebeldes

6 diplomatas refugiados

444 dias

Crise diplomática entre Estados 

Unidos e Irã



Antonio Mendez, agente da CIA, autor e narrador desta estória, nos conta com detalhes como foi solucionada uma das mais importantes operações de resgate da CIA.


Cenário:

Teerã 1979
Reféns sob o comando de rebeldes
6 diplomatas refugiados
444 dias  
Crise na diplomacia Estados Unidos x Irã

Antonio Mendez, agente da CIA, autor e narrador desta estória, nos conta com detalhes como foi solucionada uma das mais importantes operações de resgate da CIA.
_______________________________________________________

4 de novembro de 1979, a Embaixada Americana em Teerã é invadida por estudantes e militantes islâmicos. Seis diplomatas conseguem fugir e se refugiar em casas de diplomatas canadenses. Tentativas de negociação fracassam. Uma crise diplomática se desenrola onde presidente americano Jimmy Carter se mostra incapaz de resolver a crise diplomaticamente e por sua vez o líder político e religioso do Irã, Ruhollah Khomeini, rejeita todos os apelos pela libertação dos reféns, inclusive após exigência feita pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Então, como retirar 6 diplomatas de um país em crise e uma revolução Islâmica em andamento onde os Estados Unidos é considerado inimigo da nação.
Mendez, e demais agentes têm a ideia de forjar um filme cujo pano de fundo seria as paisagens iranianas, levando técnicos de Hollywood para Teerã e o maior desafio: transformar os diplomatas confinados em figurantes convincentes ao ponto de conseguir retirá-los do país em segurança.

O autor nos conta como foi a vida dos diplomatas refugiados e como desenrolaram outros casos que se tornaram marco em sua vida e que o ajudaram a arquitetar e esquematizar o resgate. Isso tudo além de lidar com o Departamento de Estado, a Casa Branca, a cúpula da CIA e a diplomacia Canadense.
Disfarces, trocas de identidade, treinar pessoas para serem convincentes ao ponto de escaparem com vida, o que valeu a condecoração do autor, pelo presidente Jimmy Carter, por sua participação na Operação Argo.

Muito interessante conhecer com detalhes este episódio da história já que na época eu tinha apenas cinco anos de idade.

Outros detalhes e o desfecho:
Duas semanas após a invasão da embaixada, o Aiatolá Khomeini começa a libertar todos os reféns não americanos, além de todas as mulheres e membros das minorias norte americanas, os demais permaneceram reféns e a mercê do Aiatolá pelos 14 meses subsequentes.
Após a posse do novo presidente americano Ronald Reagan, em 20 de janeiro de 1981, os 52 reféns confinados na embaixada são postos em liberdade pondo fim à Crise dos Reféns do Irã (como ficou conhecida).

Para mais detalhes convido a leitura deste livro emocionante.
Um abraço e boa leitura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário